BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O profissional do turismo

Você sabe como se chama a pessoa especializada em turismo? Pode parecer que a profissão é exercida por qualquer um, mas, não é bem assim. Enquanto os turistas se divertem, o especializado em turismo, ou melhor, turismologo, dá duro para que estes turistas tenha a melhor sensação possível e que esta viagem seja repleta de boas recordações. A titulação para a profissão não é recente, desde 1971 o Governo Federal já instaurava a atividade como curso superior.
Não é difícil separar as atividades desta profissão. Aqui no blog você encontra várias dicas para que se entenda um pouco mais como é a rotina diária deste profissional. Dentre algumas delas o bacharel em turismo pode atuar na organização de eventos, no que se classifica como turismo de lazer, turismo esportivo, turismo cultural, turismo de negócios, turismo religioso, turismo rural, turismo gastronômico, ecoturismo, dentre outros.
O que não se pode esquecer é que em qualquer profissão seja ela de turismologo, ou qualquer outra, a mensagem que se tem que deixar é a de um profissional que seja um instrumento de algo para o desenvolvimento da sociedade.
Nessa época do ano que se aproxima feriados e datas comemorativas, estes profissionais trabalham muito, seja em qualquer lugar do país, do mundo, mas como em toda profissão sempre há uma boa hora de ganhar dinheiro.
Não é difícil encontrar por aí várias dicas de como se encontra as condições físicas das estradas, dos aeroportos, das rodoviárias, o que poucos se importam é com as condições físicas dos carros. Essas são outras dicas que o bacharel de turismo sempre tem que estar atento também, orientando para que as pessoas ou melhor os turistas se programem antes das viagens, não deixar tudo para a ultima hora, programar para reserva de hotel, de passagens, não saindo em horários de pico para que evite congestionamentos fazendo estas organizações com antecedência com certeza você turista não terá maiores dores de cabeça e contratempos durante suas viagens.
Para que este profissional não seja mais um como muitos que se tem em cada profissão, ele necessita estar bem informado sobre tudo, principalmente sobre assuntos como cultura, agricultura, negócios, lazer, meio ambiente, esportes, resumindo ta sabendo de tudo um pouco.
Diante de tantas exigências, é de responsabilidade do turismologo avaliar as reais condições do local que se vai um grupo de pessoas, ou melhor de turistas, avaliando condições climáticas, questões de potencialidade, não se esquecendo claro de se verificar os equipamentos de segurança porque assim com certeza será uma atividade prazerosa tanto para o profissional quanto para o turista.
O objetivo desse artigo é da visibilidade, tanto para as pessoas que estão programando suas viagens para este feriado e para o final de ano que se aproxima, quanto para este profissional, o turismologo, uma profissão que merece o devido reconhecimento` não vejo meu futuro fazendo outra coisa, além gostar muito de viajar, minha profissão não se resume apenas a isso, mas sim há todo um preparo que fiz e faço durante ao exercício diário da atividade`. Depoimento de Matheus Santiago turismologo há 5 anos.

Confira do G1

2 comentários:

Nancyelle de Oliveira disse...

Eu adoraria trabalhar com turismo, tem muita semelhança com comunicação, né, com jornalismo.

Unknown disse...

Eu também adoraria trabalhar com turismo, passar a vida viajando deve ser tudo de bom!
:)))
Bjooo Aline!